Por mais que gestores de frota busquem executar um trabalho eficiente, contratando motoristas com alto nível de experiência e profissionalismo, eles ainda continuam suscetíveis aos problemas gerados pelas multas nas frota. Manobras violentas em pistas de alta rodagem e ultrapassagem do limite permitido de velocidade são algumas das infrações que acarretam consequências negativas não só para quem dirige, como para a empresa responsável pelo veículo. A situação começa a ficar complicada quando as multas na frota tornam-se recorrentes, trazendo prejuízos financeiros para a empresa responsável pelo transporte das cargas.

Para auxiliar você, que cuida da administração da frota, e quer evitar ao máximo problemas que comprometam a eficiência do sistema de distribuição do qual é responsável, nós, da Systemsat, selecionamos informações que te ajudarão a lidar com multas na frota. Confira!

Como evitar multas na frota?

Conscientize sua equipe de condutores

A má conduta dos motoristas no trânsito é um dos grandes causadores de multas na frota. Diante disso, é fundamental que você deixe claro aos seus profissionais a responsabilidade que cada um tem na ocorrência de multas. Eles devem saber que arcarão com as consequências geradas por suas infrações. Vale ressaltar que cada condutor tem 20 pontos na carteira e, se essa pontuação for excedida, a habilitação será suspensa e o motorista perderá o direito de dirigir. Uma excelente estratégia para incentivar a conscientização da sua equipe de condutores é promover campanhas de educação no trânsito por meio de reuniões, palestras e ações promocionais.

Mantenha regularizada a documentação da frota

Além das infrações cometidas pelos motoristas no trânsito, outro motivo de multas é a documentação irregular dos veículos. Portanto, é imprescindível que você cheque periodicamente a documentação. Verifique a validade e também se os pagamentos das taxas de IPVA e DPVAT estão todos em dia.

Faça a manutenção periódica dos veículos

Dependendo do tamanho frota, pode acontecer de algum veículo apresentar irregularidades em suas peças. Seja um pneu careca, um parabrisa quebrado ou uma lanterna que não acende, todos esses itens serão identificados nas vistorias feita pela Polícia Rodoviária.

Então, recomendamos que você não deixe de investir na manutenção da frota. Os cuidados periódicos funcionam de forma preventiva, deixando todos os componentes dos veículos em ordem e evitando o pagamento de multas geradas por um frota em mau estado de conservação.

Invista em tecnologia para facilitar a gestão da frota

Outra possibilidade é investir em recursos tecnológicos para minimizar a ocorrência de multas na frota. No mercado, existem câmeras de monitoramento específicas para veículos e que servem para registrar todas as ações dos motoristas. Também é possível encontrar softwares que fazem a telemetria e o rastreamento de frota, fornecendo à central de rastreamento informações detalhadas sobre nível de velocidade, tempo gasto no percurso e consumo de combustível.
Infelizmente, existem casos que as multas na frota já foram geradas e alguns gestores não sabem quais condutas tomar. Se você vive situação semelhante, fique atento às informações a seguir.

saiba como agir em caso de multas na frota

O que fazer se veículos da frota forem multados?

A principal providência a ser tomada pela empresa responsável pela frota é indicar o condutor assim que ela for notificada sobre a infração cometida. Dependendo do caso, a organização ainda pode se privar do pagamento de cobranças indevidas.

Para indicar o infrator, basta que você, enquanto gestor de frotas, preencha os campos da notificação da multa com os dados do condutor e anexe uma cópia da carteira de habilitação do motorista. Após fazer isso, encaminhe a documentação ao órgão responsável pela advertência. Em situações como essa, a empresa assume o pagamento da multa, mas estará autorizada a descontar o valor do pagamento do funcionário.

Além de investir na prevenção de multas na frota, é importante que as empresas contem com um sistema de rastreamento e telemetria que permita um controle mais apurado sobre os seus veículos. Afinal, é o nome da organização que está em jogo. É por esses e outros motivos que nós, da Systemsat, nos preocupamos em desenvolver tecnologias cada vez mais eficientes no rastreamento de veículos. Quer saber como o nosso sistema de rastreamento veicular pode auxiliar a gestão da frota? Não perca tempo e entre já em contato conosco!

 

Veja também:
software de rastreamento
software de rastreamento veicular