Uma empresa que oferece serviços de frota precisa capacitar toda a equipe, tanto de escritório, quanto de motoristas. Afinal, um trabalho bem executado não preza só pelo transporte seguro das cargas, mas também dos funcionários e pela satisfação do cliente. É esse resultado que vai ditar como a empresa é vista no mercado. Por essa razão, a capacitação de motorista deve ser uma das primeiras ações da sua empresa. Neste artigo, entenda essa importância e qual passo a passo ideal para praticá-la.

Invista na capacitação de motorista

Homem bem disposto após a capacitação de motoristaO que é?

A capacitação de motorista deixa o processo mais eficiente, além, é claro, de praticar as melhores condições de trabalho. Isso reduz possíveis acidentes, o que gera estabilidade nas finanças da empresa. Por outro lado, a taxa de reclamações sobre possíveis danos às cargas também é diminuída.

Motoristas capacitados e treinados fornecem um bom serviço para a empresa e também à sociedade. Até porque estão completamente inseridos nas vidas urbanas e rodoviárias. O procedimento preza pelo cumprimento de não só regras de trânsito, mas do manual de boas práticas da empresa também. Isso influencia diretamente o crescimento positivo da organização.

Planejamento

Assim como todo projeto ou gestão, o planejamento se faz necessário. Não é diferente para a capacitação de motorista. Esse planejamento começa na contratação do profissional. Um ótimo time entrega um ótimo trabalho. Essa é uma informação e objetivo que a gestão precisa ter na hora de contratar. Invista em uma política que valorize todo o esforço e trabalho executado dos funcionários. Forneça planos de carreiras que estimule a vontade de produzir e aprender dentro da organização. Não só para motoristas, mas para todo o corpo.

Treinamento

Homem dirigindo caminhão após passar pela capacitação de motorista

Com o investimento certo sobre os profissionais que já possui, é hora de treiná-los. Existem vários métodos eficazes para a capacitação de motorista. Lembre-se, sempre, de ter profissionais regulamentados para esse procedimento. São utilizados métodos de simulação de direção, direção defensiva, direção econômica e até para gestão de possíveis riscos. Tudo embasado em reforçar o conhecimento dos condutores para situações cotidianas das estradas.

Na prática

Quando os condutores já estiverem em prática, é hora de fazer todas as análises. É preciso avaliar se os procedimentos passados no treinando estão sendo eficientes no dia a dia. Bem como quais são as necessidades dos motoristas. Durante o treinamento, é preciso realizar um entendimento de riscos entre motoristas, veículos e toda jornada de trabalho. E esse entendimento só será observado, de fato, na prática. Outras capacitações podem surgir durante as temporadas de trabalho de acordo com as demandas.

Como a tecnologia ajuda?

Mulher dirigindo caminhão após a capacitação de motorista

Hoje em dia, a tecnologia pode ser uma grande aliada de frotas na hora de avaliar o desempenho de funcionários. Para a capacitação de motorista, é possível praticar acompanhamento de viagens, gestão de jornada de trabalho, avaliação de motoristas, consumo de combustível e muito mais. Todos esses – e muitos outros – serviços você encontra na Systemsat. Fornecemos software de rastreamento veicular, um sistema para rastreamento ideal para manter a correta logística do rastreamento de frota. Além da possibilidade de montar a central de rastreamento e outros benefícios. Conheça melhor nossos serviços em nosso site e entre em contato para mais informações.