Para uma empresa que exerce coleta de mercadoria, estar alinhada às boas práticas é indispensável. Isso engloba toda a logística, bem como ferramentas de trabalho, capacitação de funcionários, estudo de clientes e investimento em tecnologias. Essa coleta influencia diretamente no serviço de entrega, que possui pontualidade como item recorrente. Aliás, igualmente indispensável. Neste artigo, saiba como gerir a coleta de mercadoria e fornecer benefícios para os serviços posteriores.

Gestão da coleta de mercadoria

Coleta de mercadoria sendo feita por caminhão vermelho
Tecnologia

Quando a coleta de mercadoria recebe acompanhamento da tecnologia, o serviço se torna mais eficiente. Isso porque é possível agregar rastreamento do percurso da carga, identificar imprevistos, roteirizar trajetos e etc. Após essa coleta, provavelmente sua empresa cuida da entrega. Até nessa etapa, com os mesmos benefícios, a tecnologia pode auxiliar. Afinal, garantir que as mercadorias cheguem à central de distribuição em bom estado também se repete na hora de enviar para os seus clientes. Segurança acima de tudo.

Prazos

Por falar em entregas, prazo é um item muito importante. Porém, para alcançá-lo, é preciso cuidar para que todo o processo da coleta, que anterioriza a entrega, seja feito corretamente. Existem softwares que possibilitam a gestão de coletas e entregas e acompanhamento de cada um em tempo real. Respeitar os prazos otimiza a coleta de mercadoria e garante satisfação dos clientes. Todas as etapas do serviço importam.

Imprevistos

Não contar com imprevistos é um ato falho de qualquer empresa. Seja na hora da coleta de mercadoria ou da entrega. A tecnologia ajuda a evitar problemas com agendamento de coleta, falta de equipe para cuidar dos itens e até imprevistos no trajeto. Com o monitoramento dos veículos da frota em tempo real, cria-se a possibilidade de investir na segurança. Tanto dos profissionais envolvidos (motoristas), quanto das mercadorias e veículos. Tudo, em geral, influencia diretamente no serviço final que muitas vezes é a entrega.

Entrega

Homem posicionando caixas de papelão uma sobre a outra para agilizar o processo de coleta de mercadoria

Por falar nela, toda empresa que investe no serviço de coleta de mercadoria deve pensar na entrega. Mesmo que esta seja realizada por uma outra empresa. Em suma, o cliente final sempre deve ganhar devida importância. A tecnologia entra para unir dispositivos, motoristas e centrais de monitoramento. Ou seja, o processo é acompanhado e abre espaço para uma comunicação mais clara. Com isso, prazos e afins se tornam mais esclarecidos.

Erros comuns

Acompanhar a operação de coleta de mercadoria é importantíssimo, mas pode gerar muitos problemas. Não organizar e estruturar processos, não investir em sistemas de logística, falhar na comunicação com motoristas, não investir em tecnologia, dentre vários outros erros. Se a sua empresa comete um desses, é hora de mudar.

Como evitá-los

Desenho de caixa de papelão aberta para iniciar a coleta de mercadoria

A fim de evitar erros que prejudiquem a coleta de mercadoria e toda a sua empresa, invista em tecnologia. Invista com a Systemsat. Somos uma empresa especialista no desenvolvimento de software de rastreamento veicular, central de rastreamento e muito mais. É o sistema para rastreamento ideal para manter a correta logística do rastreamento de frota. Entre em contato conosco para mais informações.