CONHEÇA NOSSO BLOG
31Jan
Práticas De Como Rastrear Veículos

Como rastrear veículos: guia de boas práticas

Manter um carro com todas as suas funcionalidades é muito importante. Entretanto, existem ações externas que podem ser acopladas ao automóvel. O sistema de rastreamento, por exemplo, fornece mais segurança e tranquilidade para as viagens. Porém, o número de pessoas que ainda não conhecem ou acham inacessível ainda é alto. Neste artigo, saiba como rastrear veículos da maneira certa. Seja o carro de passeio da família ou a frota veicular da empresa. Atente-se e faça o investimento!

Conheça o processo de como rastrear veículos

como rastrear veículos e frotas

O que é rastreamento?

Para saber como rastrear veículo, o principal é saber, de fato, o que é rastreamento. A função principal do sistema é acompanhar o veículo em tempo real. Todas as ocorrências do trajeto são registradas para análise. Além de acompanhar, os dados recolhidos transformam-se em soluções para fugir de problemas no itinerário. O histórico de deslocamento ainda ajuda para casos de roubos e furtos. Os dados brutos são recolhidos por meio de uma tecnologia de captação de informações em campo que as envia para um central.

Não confunda com monitoramento

O monitoramento acompanha e registra passo a passo de um transporte. É a análise durante um período da circulação do veículo. Com ele, é possível gerar dados completos sobre a encomenda sendo transportada. Informações geográficas, abertura do baú não autorizada, comportamento do motorista, paradas não programadas, etc.

E qual a diferença?

Basicamente, monitorar é fornecer acompanhamento aos fatos que acontecem envolvendo o transporte. Rastrear analisa os dados registrados durante o trajeto. Em conjunto, permitem um controle e proteção à carga, veículo e motoristas.

Cuidados importantes

  • Contrato: na fase inicial para saber como rastrear veículos, é preciso ter atenção. Verifique se todas as demandas do seu veículo ou empresa serão atendidas com as soluções apresentadas;
  • equipamento: dê preferência para os melhores sistemas. Para reconhecer um equipamento ruim é fácil. Ele costuma apresentar instabilidade no sinal, falhas no funcionamento, problemas no veículo, etc. Exija o selo de qualidade da Anatel e INMETRO.

E depois da instalação? Como prosseguir?

Atente-se às ações importantes de serem tomadas após a instalação do sistema de rastreamento veicular:

  • assinar termo de responsabilidade;
  • regular excesso de velocidade;
  • identificar o veículo como rastreado;
  • configurar alertas sobre utilização inadequada do veículo;
  • para frotas, acompanhar o desempenho.

Frota de veículos

Uma frota veicular demanda veículos modernos, profissionais qualificados e, principalmente, rastreamento. Por lidar diretamente com cargas de diversos tamanhos e valores, todo cuidado é pouco. Empresas especializadas em transporte de cargas devem saber como rastrear veículos para gerar sucesso para os seus serviços. É segurança para todos envolvidos.

Qual sistema de rastreamento é o melhor?

sistema de como rastrear veículos

Agora que já sabe como rastrear veículos, não deixe de fora a execução desse procedimento importante. A fim de otimizar a logística da sua frota, por exemplo, pode ser a hora de montar uma central de rastreamento. Para isso, conte com a Systemsat! Oferecemos um excelente software de rastreamento, além das melhores soluções para montar uma central de rastreamento.

Visite nosso blog e confira artigos exclusivos sobre benefícios adicionais, rastreamento via satélite, reduzir custos com rastreamento de frotas, telemetria veicular e muito mais. Entre em contato e veja as soluções que temos para você!

Posts Recentes Tags