Dimensionamento da frota é fundamental delimitar a quantidade de veículos que serão empregados em entregas. É preciso ter em mente o percurso que será feito, as condições das vias que serão percorridas e o tipo de carga que será transportada.

Planejar a frota específica para cada serviço, a princípio, pode parecer trabalhoso, mas não é algo impossível de ser estabelecido. Conheça um pouco mais sobre o dimensionamento da frota de veículos e descubra os seus benefícios!

O que é dimensionamento da frota?

É o processo de otimização e planejamento das atividades relacionadas ao transporte. Seu principal objetivo é aumentar a produtividade da empresa, considerando questões relacionadas à locomoção de cargas.

Por que dimensionar a frota?

O dimensionamento adequado da frota traz diversos benefícios, entre eles maior eficiência para a operação e logística de entrega. Confira mais vantagens do dimensionamento da frota.

Redução dos riscos de acidentes

Identificar e respeitar a capacidade de cada veículo para o transporte de cargas ajuda a evitar acidentes. Designar um peso superior ao limite que o veículo é capaz de transportar pode provocar perda de direção e dificuldade de passagem em determinados pontos.

Maior precisão no cálculo da quantidade de viagens

Dependendo do tipo de serviço designado, talvez seja necessário que o veículo faça a mesma viagem várias vezes em curto tempo. Com o dimensionamento da frota, é possível analisar a demanda e calcular o número de viagens com mais precisão.

Mais agilidade e segurança no transporte

Com melhor conhecimento da frota, é viável determinar o trajeto mais indicado para cada veículo. Ao estudar quais rotas deverão ser utilizadas e ao verificar as condições de tráfego da pista, o motorista e a empresa ganham agilidade e segurança no transporte.

Redução de custos

Gastos relacionados à manutenção serão reduzidos com o dimensionamento correto da frota. Determinando os modelos adequados e calculando a quantidade exata dos veículos que deverão ser utilizados para cada transporte, menos problemas serão gerados. As adversidades acontecem sem hora marcada, mas existem medidas que evitam certos imprevistos.

Fique por dentro do que é Dimensionamento da frota de veículos

Como empregar o dimensionamento da frota?

Para identificar a quantidade necessária de veículos para um determinado serviço, existe um cálculo simples: divide-se divide-se a demanda mensal de carga pela quantidade de carga transportada mensalmente e obtém-se o número de veículos necessários.

Exemplo: uma empresa quer saber a quantidade necessária de reboques e a quilometragem média mensal que cada um irá percorrer em um determinado serviço.
As informações são as seguintes:

Veículo
Peso do chassis: 5.400 kg;
Peso bruto total do veículo: 35.000 kg;
Peso do reboque: 7.250 kg;
Peso dos outros equipamentos: 350 kg;
Velocidade operacional: 55 km/h na ida e 70 km na volta.

Carga
Tipo de carga a ser transportada: soja;
Peso específico da carga quando a granel: 750 kg/m³;
Carga mensal a ser transportada: 3.900t/mês.

Operacionais
Tempo de carga e descarga: 85 min. Na ida e o mesmo na volta;
A distância a ser percorrida: 4,4 km na ida e 430 na volta;
Jornada útil de um dia de trabalho: 8 h;
Número de turnos de trabalho por dia: 2;
Número de dias úteis de trabalho por mês: 25 dias;
Número de dias previsto para manutenção por mês: 2 dias.

Soluções
1 – Cálculo do peso total do veículo (tara) é a soma dos itens peso do chassis em ordem de marcha + peso da carroceria sobre o chassis + peso do reboque peso de outros equipamentos.
Peso total do veículo: 5.400 + 85 + 7.250 + 350 = 13.000 kg
2 – Cálculo da carga útil do veículo (lotação) é a diferença entre o peso bruto total do veículo e a tara.
Carga útil: 35.000 – 13.000 = 22.000kg
3 – Cálculo do número de viagens mensais necessárias: é a divisão da carga mensal a ser transportada em um sentido, pela lotação do veículo.
Número de viagens mensais: 3.900.000 / 22.000 = 177,27 (viagens/mês)

Conciliar produtividade e qualidade é o que as empresas buscam. Para isso, a gestão de frota deve ser feita de forma planejada e eficiente. Com os sistemas de rastreamento de veículos disponibilizados pela Systemsat, o dimensionamento da frota de veículos será empregado com maior eficiência, gerando melhores resultados!

Links úteis:
rastreamento de frota
sistema de rastreamento
software de rastreamento
sistema de rastreamento veicular