Buscar por alternativas que contribuam para a redução de custos das operações é um desafio de todos os gestores, principalmente dos que trabalham com transporte. Gastos com manutenção dos veículos, remuneração dos colaboradores e demais custos relativos à operação tornam o preço do produto final mais alto para o consumidor. Uma solução para poupar gastos pode ser economizar no combustível das frotas.

Medidas simples como a conscientização de motoristas, o planejamento de rotas e uma rede de postos confiáveis podem contribuir para que os gastos com combustível sejam menores.
Nesse artigo, a Systemsat te dá essas e outras dicas para que a sua empresa possa economizar no combustível das frotas e tornar toda a operação de transporte dela mais barata.

6 dicas para economizar no combustível

dica para economizar combustível

1- Mantenha a calibragem dos pneus

Rodar com os pneus que não estejam calibrados adequadamente pode afetar o desempenho do caminhão e fazer com que o motor do veículo precise trabalhar mais, o que, consequentemente, faz com que o consumo de combustível seja maior. Assim, para economizar no combustível da frota, é fundamental que os caminhões sejam levados para revisões constantes, a fim de que os pneus sejam calibrados.

2- Não exceda o limite de carga

Dirigir com peso acima do limite permitido para o veículo é uma prática ilegal, de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, e muito perigosa, já que os riscos de perder o controle de um veículo muito pesado são bem maiores. Além disso, exige um esforço a mais do motor. Dessa forma, o gasto de combustível também é maior.

3- Ofereça aulas de aperfeiçoamento de direção

Algumas dicas aprendidas na autoescola acabam sendo esquecidas, ou não levadas tão a sério pelos condutores. Mas, algumas delas são de extrema importância para o bom funcionamento do veículo, para evitar acidentes e economizar no combustível. Algumas dessas dicas são:

– não dirigir em ponto morto, porque, ao contrário do que muitos imaginam, essa prática não economiza combustível, mas força ainda mais o motor;
– trocar a marcha corretamente, uma vez que alguns motoristas tendem a realizar essa troca antecipadamente, a fim de causar acelerações desnecessárias.

4- Só abasteça em postos confiáveis

Tenha uma rede de abastecimento de confiança, com postos distribuídos estrategicamente nas rotas de maior movimento de sua frota. Dessa forma, os seus motoristas não correm o risco de abastecer com combustível adulterado, que pode causar danos permanentes a diversos componentes do veículo, além de fazer com que seja impossível economizar no combustível.

5- Planeje as rotas com cuidado

O planejamento das rotas ajuda a traçar caminhos otimizados, levando em consideração os aspectos importantes como as condições das vias, o trânsito local e até mesmo restrições de veículos. Com uma rota mais rápida para o destino final, é possível economizar no combustível e conservar ainda mais o veículo.

6- Conscientize e rastreie a equipe de transporte

Para que seja realmente possível economizar no combustível, é fundamental que os motoristas da frota sejam treinados para isso. Eles precisam ser treinados e conscientizados sobre os cuidados necessários com o veículo, além de dirigir de maneira segura e em respeito às normas de trânsito. Faça campanhas periódicas com os motoristas, para que eles se sintam valorizados e entendam que são partes fundamentais na hora de economizar no combustível e conservar as boas condições dos veículos.

Além de motoristas conscientes, é imprescindível que a gestão esteja por dentro de tudo o que acontece na operação. Para isso, um sistema de rastreamento, possibilita monitorar o comportamento dos seus motoristas no trânsito, objetivando a redução de acidentes e a economia de combustível. Se tem dúvidas de como começar o rastreamento de frota, conte com a Systemsat.

Com mais de 16 anos atuando no mercado de sistema de rastreamento veicular, a Systemsat conta com um software de rastreamento veicular completo e ideal para atender às necessidades da sua empresa de transportes. Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e monte a sua central de rastreamento com a Systemsat!