Os roubos de cargas estão cada vez maiores e mais frequentes e isso não é apenas uma sensação. No Vale do Paraíba, por exemplo, foram registrados 41 roubos de carga entre janeiro e março deste ano. Na BR-251, na região Norte de Minas Gerais, a Polícia Civil registrou um prejuízo de R$500 milhões em um ano quando tratamos de assaltos a transportadoras. Muitas delas estão à procura de formas de segurança que possam reduzir esses dados e fazer com que, não apenas a carga, mas os motoristas estejam seguros para realizarem suas tarefas. Uma das medidas de segurança mais eficazes para estes casos é a telemetria.

A telemetria é a melhor solução quando queremos prevenir acidentes e roubos, controlar a jornada de motoristas e monitorar veículos leves e pesados. Ela é feita em tempo real e capaz de armazenar até 180 dias de histórico. Além disso, através desse recurso podemos visualizar os deslocamentos de veículos, os veículos próximos ao que está sendo monitorado e obter relatórios relacionados a ele.

Veja, a seguir, mais algumas vantagens do uso da telemetria para rastreamento de frota de veículos transportadores de carga.

Vantagens do uso da telemetria no transporte de cargas

telemetria para monitoramento de veículos de carga

Controle da rota

A principal vantagem (e que é desdobrada em várias outras) da telemetria e do  é a possibilidade de controlar toda a rota percorrida pelo veículo monitorado. Quando combinada ao sistema de rastreamento veicular, ela possibilita a prevenção de  assaltos e acidentes, a visibilidade dos desvios da rota padrão e a descoberta de fraudes por parte de motoristas.

Prevenção de roubos e acidentes

Com o controle de deslocamento proporcionado pela telemetria, é possível prevenir roubos e acidentes. Já que, se houver qualquer tipo de movimento fora do comum, é possível acompanhar pelo mapa em tempo real.

Elaboração de relatórios

Sem a telemetria, não é possível saber a qual velocidade o veículo da sua empresa anda, onde estão acontecendo as paradas, as saídas e entradas nas garagens, etc. Com este sistema de rastreamento, você recebe relatórios sobre todos estes itens supracitados e pode controlar todo o andamento da sua carga.

Alertas em tempo real

Essa tecnologia também emite alertas sobre trocas de óleos e pneus, validade das habilitações dos motoristas e tempo de condução. Isso é capaz de otimizar o serviço e o tempo gasto com revisões de manutenção sem necessidade.

Telemetria é com a Systemsat!

Nosso GSTELEMETRY é a melhor tecnologia de telemetria do mercado. Receba alertas e relatórios através de sms no seu celular! Fique por dentro do nosso sistemas de rastreamento e acompanhe novidades a respeito de software de rastreamento veicular!