Fazer compras pela internet já virou hábito entre os brasileiros. Um estudo realizado em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todo o país, mostra que 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa. Apesar disso, lojistas ainda enfrentam problemas no envio de produtos, já que achar a transportadora certa é um grande desafio. Confira, neste artigo, dicas para garantir o sucesso do seu negócio e das suas entregas.

Faça um bom planejamento do seu negócio

O comércio eletrônico não para de crescer, e se você já tem um empreendimento ou está planejando, lembre-se de cuidar bem da gestão de todos os setores da loja. Antes de chegarmos ao envio do produto, é importante que você faça uma análise do que sua loja tem a oferecer. É necessário que seu negócio tenha organização, qualidade e segurança para atrair o público, realizar com eficiência o envio de produtos e atender bem os clientes.

Loja e produtos

Para colocar no ar a loja online e finalmente movimentar a sua renda corporativa, pessoal e/ou familiar, é indispensável definir o segmento a ser seguido e fazer a gestão de dinheiro para dar os primeiros passos. Muitos almejam atingir vários públicos com produtos distintos entre si, mas isso pode causar dor de cabeça ao invés de lucratividade.
Falando em produtos, o estoque é fundamental para não atrasar o envio de produtos e manchar a imagem da loja na cabeça dos consumidores. Dentro das possibilidades, separe um espaço físico para o armazenamento e aproveite para montar o pequeno escritório objetivando estruturar o recebimento de pedidos, pagamentos, o envio seguro das encomendas e, posteriormente, as ações de pós-venda para fidelizar o cliente e garantir novas compras num futuro próximo.

Envio de produtos

O site é funcional, os produtos têm qualidade e as opções de pagamento são bem acessíveis, mas nada disso adiantará se o cliente não tiver certeza que o produto chegará em boas condições na sua residência. A incerteza do tempo que levará também pode afastar possíveis consumidores. Para resolver essa situação e evitar transtornos, procure empresas transportadoras com boa reputação no mercado ou que tenham seu próprio sistema de envio de produtos.

Com um sistema mais flexível de entrega de encomendas, as possibilidades de ações promocionais para a loja aumentam. Por exemplo: investir em diminuições no frete pode ser fundamental para alavancar as vendas. Em média, 44% dos carrinhos de compras são abandonados depois que o valor do frete é revelado. Estude, por exemplo, as possibilidades de anular essa cobrança para determinadas regiões do Brasil, com cautela para não sair no prejuízo, mas sempre com os 44% em mente (público que você não quer deixar de vender).

Rastreamento

Rastreamento no envio de produtos

Se ocorrer alguma falha no envio de produtos e o consumidor não receber em mãos a sua compra, ele pode exigir a devolução do dinheiro, causando prejuízo para a sua loja online. Para fazer a necessária e obrigatória logística de entrega de encomendas, utilize as melhores ferramentas para garantir a qualidade no rastreamento dos produtos, que fornece tranquilidade ao consumidor final que aguarda ansiosamente.

Você pode terceirizar o serviço de envio de produtos por meio de uma transportadora especializada ou abrir um segmento de transporte dentro da sua empresa/loja. Para a boa execução da segunda opção e para transmitir mais segurança aos clientes, é indispensável montar uma central de rastreamento e monitoramento. E se você almeja altos níveis de qualidade e segurança, a Systemsat possui o sistema ideal para ser utilizado na sua central. Se ter uma transportadora própria não está no seu plano de negócios, procure por uma transportadora que utilize um dos softwares da Systemsat e tenha mais tranquilidade em relação às suas entregas.

A Systemsat está há mais de 15 anos no mercado e tornou-se líder nacional no desenvolvimento de sistemas de rastreamento, buscando sempre por novas tecnologias, capazes de impulsionar centrais de rastreamento do setor de entregas. Fornecemos soluções completas para o mercado.

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