A fiscalização nas rodovias está cada vez mais exigente. Seu monitoramento não se restringe para o peso total da carga, considerando também a distribuição da carga por eixos. O prejuízo em multa para quem trafega com a carga acima do permitido pode chegar a R$ 30 mil. Por isso, o excesso de carga em veículos é uma questão que deve ser solucionada em qualquer frota.

O gestor deve zelar pela segurança da carga e do motorista no trecho, pois as consequências de tal erro podem ser fatais. Para saber como evitar o excesso de carga em sua frota, continue lendo esse artigo da SystemSat.

Conheça os métodos para evitar excesso de carga

caminhão sendo abastecido por carga

Conservar as características da carga

galpão com carga esperando para abastecer caminhão

É feito por diversas empresas com o objetivo de não correr o risco de exceder a quantidade de peso no transporte. Por meio dessa prática, é possível facilitar a rotina das viagens e diminuir a variação de carga entre os deslocamentos.

Burlar as regras para cumprir um prazo não é o mais indicado, pois o barato pode sair caro. Por exemplo, caso o veículo precise passar por uma via onde ultrapassará o peso máximo permitido. Sendo assim, ao calcular os gastos com manutenção corretiva, avarias na carga, riscos de acidente e possíveis multas, os prejuízos podem ser maiores do que o gestor de frota imagina.

Distribuir corretamente a carga no veículo

Má distribuição dos pesos entre os eixos do veículo pode trazer grandes prejuízos à sua frota. Isso pode acontecer mesmo que o peso carregado esteja correto.

É essencial considerar o número de eixos do caminhão, a distância entre eles e onde está o centro de gravidade do bruto. Recomenda-se tentar equilibrar o peso das cargas pelo espaço para evitar gastos com manutenção.

Além disso, é preciso considerar também a quantidade de eixos e a distância entre eles. A medida é essencial para excesso de carga em um eixo. Tais casos normalmente causam gastos inesperados com manutenção.

Em casos de uso de carroceria, é preciso atentar-se ainda mais para não carregá-la de forma desigual. Dessa forma, evita-se que o esforço seja além do suportado na suspensão e dos pneus, não prejudicando as frenagens e deformar no quadro do chassi.

Evite danos no veículo

Sobrecarregar o veículo pode trazer danos irreparáveis no futuro. Exceder o limite em alguns quilos pode danificar e trazer um prejuízo imenso na manutenção do caminhão.
Além da segurança dos próprios motoristas nas estradas ser extremamente reduzida, tendo em vista que o risco de acidentes é ainda maior com o sobrepeso. Ou seja, dirigir com excesso de carga não causa nada além de prejuízos à gestão de frotas.

Acompanhe o carregamento

rastreamento veicular de cargas

Acompanhar cada carregamento e analisar toda sua documentação são umas das soluções para evitar problemas na hora de transportar a carga. Para isso, a ajuda de um bom software de rastreamento veicular é uma ótima alternativa. Com ele, o controle de gastos da viagem é facilitado, além de reduzir os custos do trajeto e montar rotas mais eficientes para sua frota. Além disso, tal serviço é fundamental para os gestores que buscam otimizar sua logística de distribuição e uma boa avaliação dos motoristas.

Conte com a Systemsat para montar uma central de rastreamento e monitoramento agora mesmo e garanta benefícios adicionais. Somos líder de mercado de sistemas de rastreamento com mais de 250 mil ativos rastreados em todo o Brasil. Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.