Atualmente, o desenvolvimento de soluções para rastreamento de veículos nos centros urbanos ganha cada vez mais força. Isso se deve muito ao crescimento do índice de roubos de cargas no Brasil. Consequentemente, há uma alta procura por dispositivos de segurança, incluindo softwares e aplicativos inteligentes. Em vista disso, o mercado de rastreamento veicular segue aquecido e é uma das apostas de grande crescimento para o ano de 2020.

Você precisa de mais motivos para acreditar que investir nesse ramo é um ótimo negócio? Não se preocupe! A Systemsat reuniu as principais razões pelas quais vale a pena criar seu próprio empreendimento de rastreamento veicular no Brasil. Confira!

6 vantagens do mercado de rastreamento veicular

vantagens do mercado de rastreamento veicular

1- Estrutura inicial simples

Um dos pontos fortes do mercado de rastreamento veicular é a facilidade de começar o negócio. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, montar uma central de atendimento não requer grandes recursos ou muitos funcionários. A organização da estrutura necessita de, no mínimo, três fatores básicos: endereço fixo, computador e internet. Inclusive, o custo inicial de investimento é considerado baixo em comparação com outros tipos de negócios.

2- Público-alvo amplo

A princípio, os potenciais clientes de sistemas de rastreamento veicular são empresas de logística e transporte de cargas. Essas organizações procuram, principalmente, por serviços que agregam segurança de veículos, gasto de combustível, desempenho do motorista e acompanhamento em tempo real.

É importante ressaltar que o público-alvo dos rastreadores veiculares não se limita apenas ao ambiente corporativo. Pessoas físicas procuram cada vez mais por esse tipo de serviço para proteger seu bem material contra as ações criminosas da violência urbana.

3- Crescimento em épocas de crise

O mercado de rastreamento veicular é um dos poucos que continua em expansão mesmo durante uma crise econômica. Tal constatação se deve ao alto índice de recuperação de veículos com sistema de rastreamento, causando um efeito positivo aos seus clientes, principalmente transportadoras. Logo, a maioria das empresas contratam o serviço durante todo o ano para proteger suas cargas no modal rodoviário.

4- Evolução e inovação tecnológica

As constantes mudanças tecnológicas no mercado de rastreamento veicular promovem a modernização de todo o serviço. Por exemplo, muitos carros hoje saem de fábrica com rastreadores instalados. A tendência é que o setor automobilístico tenha foco na conectividade e invista cada vez mais em dispositivos de rastreamento.

Com isso, a expectativa é alta! É provável que o número de pessoas e empresas interessadas em adquirir o serviço aumente significativamente nos próximos anos.

5- Alta lucratividade

Um fluxo de caixa estável é uma das principais vantagens do setor de rastreamento veicular. O potencial de lucro de uma central de rastreamento é alto por conta do pagamento ser realizado em mensalidades. Inclusive, o trabalho não requer mão de obra especializada e os sistemas não são complicados.

Não é preciso aumentar o valor investido de acordo com a carteira de clientes, pois os equipamentos adquiridos inicialmente são capazes de suprir a demanda. Logo, quanto mais clientes você tiver, mais lucro terá!

6- Serviços adicionais como diferencial

Gestores de uma central de rastreamento podem oferecer serviços e benefícios adicionais aos seus clientes. Análise de dados, soluções inteligentes, histórico das viagens percorridas e acompanhamento em tempo real são alguns deles. Telemetria e recuperação veicular também são reconhecidos como novidades.

Estes são vistos como um grande diferencial competitivo em meio aos concorrentes, já que estão gerando uma cadeia de valor. Desse modo, a marca é valorizada tanto no mercado quanto na mente dos consumidores.

Perspectivas atuais do negócio no Brasil

Negócios do mercado de rastreamento veicular no Brasil

Hoje, o mercado de rastreamento veicular ainda é considerado bem recente e que merece maior divulgação. No entanto, as tendências e inovações tecnológicas crescem aceleradamente, fomentando a modernização dos softwares para veículos. Desse modo, o negócio surge como uma ótima oportunidade de investimento promissor e lucrativo.

As melhores cidades para implantar os sistemas de rastreamento são aquelas que possuem condições favoráveis de acordo com alguns fatores. Por exemplo, PIB, renda per capta, índice de roubo de veículos e número de veículos por habitante. Nesse cenário, as metrópoles brasileiras que mais se destacam são Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

Monte sua central de rastreamento

Faça parte dos empreendedores de sucesso que investem no mercado de rastreamento veicular! Monte sua própria central de rastreamento com a ajuda da Systemsat. Somos uma empresa que oferece soluções de softwares para rastreamento de frota, logística e telemetria.

Quer saber mais sobre rastreamento veicular? Leia o blog da Systemsat e fique por dentro do assunto! Veja, a seguir, alguns artigos que podem ser úteis para você: