Não importa qual seja o ramo de atuação, toda empresa lida com gastos e desperdícios. Como todo bom gestor sabe, a melhor fórmula para lidar com os esses custos é mensurando-os. Embora poucos saibam, existem custos que não são mensuráveis e acabam passando despercebidos em muitas frotas e empresas em geral. Este problema é conhecido como custos ocultos em frotas.

Por não fazerem parte do planejamento orçamentário tradicional, os custos ocultos acabam se tornando uma espécie de gasto “invisível”, mas que não deixa de estar presente no custos reais.

Visando evitar confusões e surpresas no fim do mês, a Systemsat reuniu, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre os custos ocultos em frotas e como resolvê-los. Confira, a seguir!

Entenda o que são os custos ocultos em frotas

entenda custos ocultos

Custos tradicionais em frotas, em geral, tratam-se de: gastos com manutenções, renovações de frota, pagamentos de impostos e de prestadoras de serviços, entre outros. Como os custos ocultos em frotas são gastos que não se encaixam nos tradicionais, acabam não sendo registrados pela gestão, e com tantos itens a serem adicionados ao balanço final de uma empresa, o que não é registrado acaba se tornando “inexistente”.

Mesmo existindo de forma camuflada, os custos ocultos em frotas afetam ativamente os lucros e a produtividade de uma empresa. Entre 15% e 40% da capacidade de uma empresa são gastos por conta de retrabalhos, serviços mal executados e, até mesmo, mão de obra desqualificada. Esses problemas são, justamente, a origem desses custos. Como por exemplo:

– indisponibilidade da frota;
– manutenção inadequada ou desnecessária;
– mal dimensionamento da frota;
– equipe sem treinamento adequado;
– imprudência e má conservação de equipamentos e veículos.

É importante saber que a origem dos custos ocultos em frotas pode variar de empresa para empresa, mas, em geral, eles surgem por meio de desarmonia nos processos da frota.

Custos ocultos em frotas prejudicam a empresa, mas, que ainda assim, são considerados detalhes ou falhas e não um problema real. Dentre os impactos que esses custos causam, podemos destacar:

– redução da capacidade competitiva e operacional;
– redução do retorno sobre investimento;
– dificuldade no diagnóstico financeiro;
– atraso nas entregas e resoluções de problemas logísticos;
– insatisfação do cliente.

Como identificar os custos ocultos?

Os custos ocultos enganam o gestor sobre sua realidade orçamentária, gerando surpresas no balanço final, por exemplo. Embora seja praticamente impossível fazer um levantamento com todos as ações que possivelmente geraram os custos ocultos, é fundamental ficar atento a alguns processos dentro de sua frota. A forma mais fácil de identificá-los é encontrar alguma discrepância nas atividades, por isso, avalie o funcionamento de processos como:

Manutenções da frota

É importante pensar em manutenções como investimentos e não gastos. Elas mantêm seus veículos no estado ideal para as atividades e ainda garantem a segurança e a produtividade. Visto que um dos fatores que podem ocasionar os custos ocultos em frotas trata-se da indisponibilidade dos veículos, é essencial que as manutenções sejam feitas com precisão e da forma correta. Por isso, sempre avalie como está sendo feita a manutenção de sua frota.

Certifique-se que elas estejam em dia e evite consertos, indisponibilidade e, no pior dos casos, acidentes.

Atuação dos motoristas

Um dos fatores que também pode gerar custos ocultos é a falta de qualificação das equipes. Portanto, é fundamental levar em conta a atuação dos motoristas. Um motorista devidamente treinado, por exemplo, irá dirigir com mais segurança e qualidade, o que reduz multas e consumo inadequado de combustível. Por outro lado, um motorista sem as instruções adequadas está muito mais suscetível a gerar custos ocultos em frotas.

Efetividade do serviço

Um item que pode passar despercebido por muitos gestores é a efetividade das entregas. Além de deixar clientes insatisfeitos, um serviço que não é efetivo exige retrabalhos, gasto de combustível, entre outros. No geral, quanto maior é a eficiência de entregas, tanto em nível de serviço como em prazo, menor é o custo da frota e, consequentemente, isso reduz o nível de custos ocultos.

Reduza os custos ocultos com gerenciamento de frotas!

O problema dos custos ocultos em frotas é que eles não são percebidos, logo, não podem ser controlados. Com um software de rastreamento de frota você tem acesso a todas as informações dos seus veículos, por meio de controle em tempo real, garantindo melhor gestão para sua empresa.

Com a solução de rastreamento de frota da Systemsat você fica atualizado sobre quilometragem, paradas e principalmente problemas mecânicos que podem gerar uma indisponibilidade e, consequentemente, um custo invisível.

Há anos oferecendo soluções tecnológicas para rastreamento e monitoramento veicular, a Systemsat tem a solução ideal para a sua frota. Por isso, fale com a sua Central de Rastreamento.

Links úteis:
software de rastreamento veicular
Sistema para rastreamento
sistema de rastreamento veicular