O controle da jornada de trabalho é obrigatório para empresas que tenham mais de 10 funcionários, por isso, é necessário um sistema eficiente para realizar esse tipo de gestão, a fim de evitar penalidades pelo Ministério do Trabalho e Emprego e problemas ao negócio.
Este controle pode ser considerado, também, um diferencial competitivo, devido às empresas estarem interessadas em “produzir mais em menos tempo”, exigindo um controle do tempo que o funcionário passa na execução das atividades, focando na redução de custos operacionais e em uma qualidade maior. Sabendo da importância de tal ferramenta, a Systemsat preparou este artigo para você com os prejuízos que uma gestão de jornada de trabalho ruim pode causar na sua empresa. Confira!

 

Conheça os prejuízos causados pela má gestão da jornada de trabalho

Questões trabalhistas jornada de trabalho

Questões trabalhistas

No caso de uma administração inadequada da jornada de trabalho, o aspecto trabalhista pode ser um problema. Ao sair da empresa, o colaborador pode abrir um processo na justiça questionando sua jornada. Por isso, é preciso ter controle sobre as horas extras, o pagamento de décimo terceiro e férias, a fim de evitar embates judiciais.
Caso um funcionário alegue, na justiça, que não foi remunerado como deveria, a empresa, sem um eficiente controle terá problemas em sua defesa.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o tema ‘’Horas Extras’’ foi o mais constante em processos no primeiro trimestre de 2017. Entre todos em tramitação nesta época, 18% deles eram sobre o assunto.

 

Ameaça de fiscalização

Se um fiscal do trabalho aparecer na empresa e os respectivos documentos de controle não estiverem disponíveis, ela pode ser multada no ato. Portanto, além de atender a todas as exigências da legislação, como o controle de ponto, a empresa deve permitir um acesso fácil às informações que forem solicitadas pelo agente fiscal.

 

Funcionários dependentes de horas extras

As horas extras de trabalho são 50% mais caras do que as normais em dias úteis. Alguns funcionários já contam com a hora extra para incrementar o seu orçamento no final do mês. Entretanto, no momento que a empresa deixar de solicitar horas extras, os empregados podem se sentir perdidos financeiramente, estressado e com baixa produtividade.
Além disso, alguns colaboradores podem esticar o expediente, procrastinando em suas atividades para receber horas extras. Por isso, os pontos de controle devem ser rigorosos, para evitar prejuízos desnecessários.

 

Saúde dos funcionários ameaçada

Rotinas pesadas e longas para os funcionários podem causar problemas físicos, mentais e emocionais, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e ansiedade, estresse e depressão.
Além disso, a falta de uma ferramenta adequada de controle também pode afetar o trabalho do profissional que será responsável por acompanhar o ponto dos colaboradores e identificar irregularidades.
Montando sua própria central de rastreamento e fazendo uso do sistema SSX Pro da Systemsat, você pode ter um controle completo da gestão de jornada de trabalho de seus funcionários. A Systemsat é líder em software de rastreamento, com mais de 250.000 rastreadores ativos no país. Para saber mais sobre nossos sistemas, entre em contato conosco!

 

Links úteis:
sistemas de rastreamento
montar uma central de rastreamento
rastreamento de frota