CONHEÇA NOSSO BLOG
30Maio
Qual O Momento Certo De Renovar A Frota Da Sua Empresa?

Qual é a hora certa para renovar a frota?

Para que o gerenciamento de frotas gere resultados satisfatórios, existem inúmeras medidas que precisam ser tomadas. São decisões que vão desde a composição da equipe de funcionários à substituição de veículos antigos por novos. Embora esses assuntos façam parte do universo de empresas que possuem serviço próprio de distribuição, muitos gestores ainda se perguntam sobre a hora certa para renovar a frota. É importante deixar claro que não existe apenas um fator que determine o melhor momento de trocar os veículos. Porém, há alguns pontos que sinalizam se renovar a frota é viável. Quer saber quais são? Então, acompanhe as informações a seguir!

qual momento de renovar a frota?

O veículos está depreciado?

A depreciação ocorre logo nos primeiros meses, mesmo que os veículos sejam cuidados com o máximo rigor. Após esse período, tal decréscimo se estabiliza. Além disso, é válido ressaltar que os custos com manutenção e o valor do seguro aumentarão com o passar do tempo. Por outro lado, o valor dos veículos diminuirá. Nesse cenário, é muito importante que o gestor analise a depreciação e os gastos demandados para que, a partir disso, veja se é viável ou não renovar a frota.

Quais são os custos atuais com manutenção?

Outra forma de saber qual o momento mais indicado para renovar a frota é analisar o quanto é gasto com serviços de manutenção, comparando os valores com o preço atualizado do veículo. O gestor pode utilizar os preços da Tabela FIPE para mensurar o valor dos veículos. Lembrando que compradores e comerciantes pagam de 20 a 30% menos que o valor estabelecido pela tabela.

Para saber a hora certa de renovar a frota, deve-se verificar quanto a manutenção dos veículos está custando anualmente. Se ela corresponder a 10% ou 20% do preço médio do veículo, isso pode indicar a necessidade de troca. Geralmente, os veículos utilizados para distribuição de cargas têm uma durabilidade de cinco a oito anos. Contudo, há modelos com mais rodagens que requerem maiores reparos, fazendo com que o tempo de uso diminua.

Quais são as possibilidades oferecidas pelo mercado?

É necessário verificar os produtos disponíveis no mercado e estudar todas as possibilidades para renovar a frota. Deve-se considerar o veículo com menor tempo de garantia. Caso um fabricante ofereça dois anos de garantia, a análise precisa ser feita de acordo com esses dois anos e o cálculo da desvalorização deve ser empregado a partir desse tempo (quanto o veículo será desvalorizado na troca, quanto será gasto com a manutenção e o tempo de rodagem do modelo).

Após isso, precisará ser feita a comparação entre as marcas disponíveis. Perguntas como: com qual opção a desvalorização dos veículos será menor na revenda? Com qual modelo será possível obter maior lucratividade? Precisam ser feitas antes que o acordo seja fechado.

O governo incentiva a renovação de frota?

Também é extremamente importante que o gestor esteja atento aos incentivos que o governo oferece para empresas que objetivam renovar a frota. Por exemplo, entidades da cadeia automotiva apresentaram ao Governo Federal uma proposta para a renovação de caminhões. Denominado como Programa Nacional de Renovação de Frota, o projeto visa a substituição anual de 30 mil veículos durante dez anos. A ideia é que caminhões com mais de 30 anos de rodagem sejam encaminhados para centros de reciclagem. A partir disso, seria distribuído um crédito de R$ 30 mil para cada veículo antigo.

Como saber se deve renovar a frota?

Como foi dito anteriormente, existem critérios que precisam ser analisados antes de renovar a frota. Nesse processo, é fundamental que o gestor esteja em dia com os procedimentos de gerenciamento de frota. Além disso, ele deve considerar mecanismos que a auxiliem as suas atividades. Com a Systemsat, por exemplo, ele tem acesso a diversos sistemas de rastreamento que fornecem informações sobre o desempenho dos veículos, contribuindo para a redução dos custos correspondentes à manutenção de frota.

Caso tenha se interessado em saber como nossos serviços podem te ajudar a definir o momento certo para renovar a frota, entre em contato Systemsat e conheça nossas opções de software de rastreamento!

Links úteis:
sistema de rastreamento
sistema de rastreamento veicular
software de rastreamento veicular 

Posts Recentes Tags