O retorno de investimento também é chamado de “ROI”. Ele é compreendido como uma espécie de métrica que auxilia no encadeamento logístico. Neste sentido, os resultados obtidos a partir dos cálculos que fazem parte deste retorno demonstram se a empresa está atuando corretamente ou precisa de intervenções. À vista disso, esta operação não pode ser dispensada em centrais de rastreamento. Continue a leitura deste artigo para conhecer como é feito o cálculo e aplique-o em sua empresa!

Como é feito o cálculo do retorno de investimento?

Veja como fazer o cálculo do retorno de investimento corretamente

O cálculo do retorno de investimento, ou ROI, é feito a partir da composição de uma equação matemática. Isso é, depende de duas variáveis para ser calculado. Elas são:

  • receita: simboliza o valor integral de arrecadação com vendas;
  • custo: somatório de todos os custos que são empregados para manter a atividade da companhia.

Uma vez que a receita e o investimento sejam definidos, monta-se a equação da seguinte forma: ROI = [(receita-custo)/custo] x 100

Entenda melhor à luz do exemplo a seguir: suponha que a receita de sua empresa no último mês tenha sido de R$30.000,00. Considere um custo para manutenção equivalente a R$20.000,00. Com esses dados, a equação de cálculo do ROI deverá ser montada da seguinte maneira: ROI = [(30.000,00 – 20.000,00)]/20.000] x 100. Portanto, neste caso, o resultado final será 50. Logo, o lucro alcançado será igual a 50%. 

Em quais casos o cálculo se aplica?

Em centrais de rastreamento, o cálculo do retorno de investimento deverá ser feito nos seguintes casos:

  • compra de um novo suporte;
  • locação de sede;
  • investimentos em divulgação, a exemplo do marketing. 

De que forma é possível reduzir o custo fixo?

Como já dissemos, o ROI funciona como uma métrica. Deste modo, fica submetido a um conjunto de variáveis. Logo, a margem de lucro estará estreitamente ligada ao alto valor de adesão e baixa quantidade de custos fixos. Logo, a precisão do cálculo garante que uma boa solução seja encontrada antes que seu negócio entre em fase de declínio.

Assim, para que o custo seja reduzido, a empresa precisa se adaptar à compra de produtos de maior qualidade, que garantam maior durabilidade, e realizar pagamentos em dia, a fim de evitar despesas adicionais. 

Qual é a importância do cálculo de ROI?

Artigo exclusivo sobre cálculo do retorno de investimento

O cálculo de retorno de investimento é indispensável para julgar uma empresa como lucrativa ou não lucrativa. Por essa razão, ele deve ser feito com certa periodicidade, de acordo com o que o gestor considerar melhor, para obter resultados mais expressivos sobre a situação atual do negócio. Ademais, a partir da obtenção do resultado será possível determinar a administração dos recursos de maneira inteligente. 

Conheça a Systemsat!

Gostou do artigo sobre o cálculo do retorno de investimento? A Systemsat possui um sistema que se adapta perfeitamente à sua central de rastreamento! Disponibilizamos o melhor custo-benefício! Faça seu orçamento conosco para conferi-lo!  

Em nosso blog, veja os últimos artigos que já produzimos. Lá estão: