Segundo estatísticas criminais, o ano de 2018 já tem, pela segunda vez, o maior número de carros roubados desde o início da série histórica. Por isso, nos últimos anos, as ferramentas de rastreamento e telemetria veicular têm sido cada vez mais utilizadas na operação de frotas corporativas. Para as empresas que buscam melhorar seus índices de produtividade e segurança, a telemetria e o rastreamento tornaram-se recursos indispensáveis. Para saber mais sobre telemetria veicular e seus benefícios, continue lendo este artigo da Systemsat.

Como a telemetria funciona?

como funciona a telemetria veicular

A telemetria veicular possui inúmeras funções e vantagens para a sua empresa. Começando pela coleta de informações, que é realizada por um dispositivo tecnológico instalado no veículo. Ele lê e envia informações sobre frenagem, velocidade, consumo de combustível e afins. Após a coleta, as informações são enviadas remotamente por sinais de rádio e satélite para o software monitorador de veículos. O software pode ser acessado pelo gestor facilmente em qualquer lugar.

A telemetria veicular oferece acompanhamento de cada detalhe em tempo real, como consumo de combustível, detecção de falhas, entre outros. O software de gestão armazena as informações de cada veículo e podem ser consultadas a qualquer momento. Dessa forma, o histórico de desempenho dos motoristas pode ser analisado e comparado. Por meio de uma análise minuciosa dos dados da telemetria veicular, é possível entender o que está acontecendo com cada um dos veículos. Além de analisar a performance dos carros, é possível monitorar o comportamento dos motoristas e seus respectivos serviços.

Com isso, a segurança é garantida, em casos como ultrapassagem da velocidade máxima, e os melhores motoristas podem ser ranqueados e premiados conforme sua colocação. Dessa forma, há uma disputa saudável entre os colaboradores, funcionando como um incentivo.

Vantagens da telemetria veicular

vantagens da telemetria veicular

Com a telemetria veicular, você pode acompanhar a localização do veículo em tempo real, monitorar o desempenho do motorista e observar o consumo de combustível. Ela também ajuda a detectar as falhas no veículo, possibilitando manutenções preventivas. Os dados gerados pela telemetria, permitem que o gestor crie um histórico de cada veículo.

Benefícios da telemetria para os funcionários

benefícios da telemetria veicular para funcionários

O controle em tempo real e contínuo da telemetria veicular dá suporte para que os motoristas dirijam melhor, evitando multas e perda de pontos na carteira. Além de receber feedback do seu desempenho na direção, o motorista pode contar com um veículo que está sendo monitorado e, com esse apoio, evitar acidentes. Além disso, avisos de que o veículo está sendo monitorado inibem a ação de criminosos, reduzindo a incidência de roubos e furtos. Já em casos de veículo extraviado, o rastreamento indica a sua localização exata, facilitando a sua recuperação com auxílio da polícia.

A telemetria veicular possibilita coleta de dados detalhados sobre o funcionamento do veículo e sua posição geográfica. Por isso, se você deseja um software de rastreamento veicular eficiente, peça na sua central de rastreamento a solução SSX da Systemsat. Somos uma empresa com mais de 17 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de sistemas de rastreamento. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.